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SysMarket - Automação Comercial - Como Instalar o SysMarket

Perguntas e Respostas Frequentes Sobre o Uso do SysMarket

Abaixo estão diversas perguntas que os usuários do SysMarket fazem sobre o funcionamento e uso do sistema, clique sobre a pergunta que o sistema irá exibir a resposta, se Não encontrar o conteúdo desejado, clique aqui para enviar sua dúvida.

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Por Palavra

  

 1 - Sistema SysMarket

 

Como faça para minimizar o programa SysMarket?

    Para minimizar o programa somente utilizando as teclas de atalho. Ctrl + M. O programa irá para a bandejá do Windows. Você poderá restaurar clicando na bandeja ou usando a mesma tecla de atalho.

Como faço para colocar o programa SysMarket em Tela Inteira?

    O SysMarket foi desenvolvido para ter uma melhor nitidez de imagens e gráficos em tela cheio na resolução 800X600 pixels. Por padrão o sistema não se inicia em tela inteira. Para ativar a opção de tela inteira, acesse ao Menu Opções F11 clique na aba Configurações do Sistema agora clique na aba de baixo Opções do Caixa e marque a Opção Alterar Resolução do Monitor e Ativar SysMarket em Tela Inteira. Ao marcar essa opção o SysMarket sempre ao iniciar irá alterar a resolução do seu monitor para 800X600 e ao encerrar ele irá voltar a resolução do monitor para a resolução padrão. Obs. Em alguns monitores essa opção não irá funcionar corretamente, ou seja, o moniotr não aceita a resolução de 800X600 pixels.

Como faço para alterar o texto do cupom de venda e recibos emitidos pelo SysMarket?

    O SysMarket possui toda a parte de cupom fixa, somente alguns dados poderão ser parametrizados de acordo com sua empresa. Assim para alterar o cabeçalho ou rodapé dos cupons acesse ao Menu Opções F11 clique na aba Configurações do Sistema agora clique na aba de baixo Opções do Cupom nessa tela será exibido 3 campos e o modelo de cupom, o primeiro campo é o texto do cabeçalho do cupom, nos outros 2 campos abaixo, são as 2 mensagens de encerramento do cupom. Você poderá editar esses campos com as informações desejadas. Em seguida clique no botão Atualizar Exibição do Cupom para ver como ficará os cupons emitidos.

Estou com problemas em meu HD e preciso colocar a licença do sistema em outro computador como devo proceder?

    A troca da licença do SysMarket é gratuita em caso de qualquer tipo de pane em seu HD, mas para isso é necessário inutilizar o HD danificado. Em seguida faça fotos do mesmo já inutilizado para que possamos identificá-lo e prosseguir com a troca da sua licença. As fotos deverão identificar o número de serie do HD e também deverá identificar que o HD já inutilizado (Veja fotos de exemplo). Mais detalhes e regras de troca de serial você poderá obter no site Troca de Serial

Como posso acessar o SysMarket de forma remota em minha casa ou no escritório? há essa possibilidade?

    Sim. O que você precisa saber é primeiramente que fará o acesso remoto são outros programas especiais para isso. Ex: LogMeIn, TeamView, ShowMyPC. Alguns desses softwares são pagos. Lembrando que o sistema remoto irá executar as mesmas funções de quando você está utilizando diretamente o computador, ou seja, caso outro usuário esteja utilizando naquele mesmo horário, irá ter um confito de uso.

Como Executar os Programas do SysMarket como Administrador

    O SysMarket suporta praticamente todas as novas versões do Microsoft Windows XP / 2003 / 2008 / Vista / 7 / 8 / 10 / 2012 ou superior. Recomendamos sempre Executar/Instalar como Administrador para que o sistema possa ser instalado e funcionar corretamente nos sistemas superiores a windows 7. Clique com Botão Direito sobre o Icone do Programa Desejado >> agora Clique na Aba Compatibilidade >> agora clique no Botão Alterar Configurações de Todos os Usuários >> por final Marque a Opção Executar Este Programa Como Administrador. Pronto! Clique em OK

Como Expandir ou Configurar o tamanho da minha tela, os botões estão cortando??

    Devida a quantidade e variações e versões do Windows foi disponobilizado um recurso para que o cliente mesmo possa adequar o tamanho da tela de acordo com o seu Windows, através do do Menu opções >> Clique na Aba de Configurações do Sistema >> Em seguida clique na Aba Opções do Cupom >> No campo MODO DE TELA E RESOLUÇÃO DO SISTEMA clique no botão localizado no final do campo, uma tela será exibida para que você possa definir a Altura e Largura desejada para o seu computador / monitor.


 2 - Caixa e Fechamento

 

Como verificar e analisar os recibos e produtos cancelados do caixa?

    Todos os recibos cancelados integralmente do caixa, antes de serem excluídos do sistema são armazenados para análise e conferência, para isso você deve acessar o menu Manutenção Alt+6 em seguida clique no botão Pesquisar Recibos Cancelados. Nessa opção você poderá filtra os usuário e a data desejada. É possível identificar também que deu autorização para o cancelamento. Já os recibos que apenas tiveram algum produto cancelado poderão serem identificados através do programa Fechar Caixa F7, clicando no botão Listas do Caixa F4, clique na aba Listas de Vendas e Produtos Reazlizadas no Caixa e em seguida clique em Listar Produtos cancelados. É muito importante que somente que haja regras de segurança e acesso do usuário, caso ao contrário qualquer usuário poderá efetuar operações de cancelamentos e acabar ocultando informações importantes do sistema.

Como faço retiradas, sangrias ou saque de dinheiro do usuário operador do caixa?

    Pra fazer retiradas ou sangrias de dinheiro no caixa é muito simples, primeiro é necessário saber que a sangria somente será realizada se houver disponível no caixa do usuário o valor em dinheiro, segundo acesse ao programa Frente de Caixa F1 e em seguida no campo de pesquisa de produtos, digite o código 1 e pressione Enter. O programa do Caixa solicitará o motivo da retirada e o valor desejado. Informe corretamente para efetivar o registro. As retiradas sem ficam armazenadas da mesma forma que uma venda, pondendo ser consultadas ou estornadas pelo programa Fechar Caixa F7.

Como faço para registrar a abertura do caixa, lançando o dinheiro para Fundo de Caixa, Troco, Retiradas ou Sangrias?

    O lançamento de dinheiro em caixa só é permitido por usuários com acesso completo ao sistema, primeiro acesso ao programa Fcehar Caixa F7, em seguida selecione o usuário operador do caixa que estará recebendo o valor em dinheiro. Na Aba Fechamento Geral do Caixa irá habilitar na parte inferior um quadro Gravar Dinheiro no Caixa do Operador do Caixa. Informe então o valor desejado e clique em Gravar o Valor do Troco em Caixa do Usuário. O valor do Troco ficará armazenado na lista de vendas e recebimentos e poderá ser estornado ou alterado através desse mesmo programa de Fechamento do Caixa.


 3 - Produtos

 

Para que serve e como se cadastra a grade de um produto?

    A grade de um produto é utilizada para facilitar o cadastramento de vários produto do mesmo tipo e grupo mas que possuem apenas uma caracteristica diferente, assim mesmo o sistema possuindo o cadastro de cada produto separado é possível contralar um unico estoque da grade dos produtos. Vamos aos exemplos: Calça Jeans, Tamanho 38,39 e 40. Ou seja, mesmo sendo a mesma calça a, cor e estilo, a numeração é diferente e consequentemente o código de barra dos produtos são diferentes. Então fica dificil saber via sistema quantas Calças Jeans tenho em estoque? Se usar o cadastramento em grade não. Porque é possível saber o estoque completa da grade e o estoque de cada tamanho. Outro exemplo é o Suco de Saquinhos, nos sabores Laranja, Uva e Limão. O correto cadastramento dos produtos em grade é: Vá no cadastro de Produto F4 e pesquise o código de barra de qualquer suco 1 Limão, o sistema irá preparar o cadastro para inclusão do primeiro suco, assim adione a descrição Suco 1 Sabor Laranja, informe todos os demais campos, na Aba Grade, pesquise os outros Sucos através do código de barra, caso o produto não esteja cadastrado, informe as Outras descrições: Suco 2 Sabor Uva e adicione, Suco 3 Sabor Limão e adicione. Cada produto deverá ter seu respectivo código de barra e dados. Após lançar todos os produtos clique no botão Confirmar F10 e o sistema irá gerar a grade de todos os produtos. Assim seu cadastro fica organizado e de fácil controle.

Para que serve e como se cadastra a composição de um produto?

    A composição de um produto é utilizada para facilitar o cadastramento de vários produto em um único produto, formando kits ou simplesmente para vender um produto fracionado ou em caixa, fardos etc. Mantendo sempre o controle de estoque da unidade de cada produto. Vamos ao exemplo: Refrigerante 2 Litros. O correto cadastramento dos produtos em composição é: Vá no cadastro de Produto F4 e pesquise o código de barra do Refrigerante 2 Litros, o sistema irá preparar o cadastro para inclusão do refrigerante, assim adione a descrição Refrigerante 2 Litros Unitário, informe todos os demais campos e valores e clique em Confirmar F10. Agora cadastre um novo Produto Chamado Fardo de Regrigerante 2 Litros, informe os demais campos e na Aba Composição, pesquise o código de barra do produto Refrigerante 2 Litros Unitário, informe a quantidade de unidades do Refrigerante tem no fardo, Ex: 12 e clique em Incluir Produto. Apó lança os produtos clique no botão Confirmar F10 e o sistema irá gerar a composição dos produtos. Ou seja, ao vender o produto Fardo de Refrigerante 2 Litros, o sistema irá remover 12 unidades do estoque do produto Refrigerante 2 Litros Unitário. Outra exemplo clássico para a utilização de composição é a venda de ovos unitários e duzia, cervejas, promoções de 1 pastel + 1 Suco e etc. Basta usar a criatividade.

Como cadastro um produto com código de barras?

    Produtos com código de barra são sempre mais fáceis para cadastrar. Isso porque os códigos de barra possui um identificador único. Para cadastrar o produto, basta acessar o programa Produtos F4, no campo de pesquisa superior, passe o código de barras em leitor ou simplesmente digite o código de barras do produto e pressione enter. O sistema irá pesquisar se esse produto já está cadastrado, se não irá preparar o cadastro para inclusão e você deverá preencher os campos de nome do produto, categoria, fornecedor, forma de cobrança, preço de compra e venda e se necessário o estoque atual e demais campos que achar necessário, em seguida clique em Confirmar, pronto o produto já está cadastrado e você já poderá fazer a venda do mesmo pelo frente de caixa.

Preciso imprimir etiquetas dos produtos cadastrados no sysMarket para colagem. Como proceder?

    O SysMarket possui alguns tipos de etiquetas pré-definadas para impressão direta. O sistema somente imprime etiquetas em impressoras a Laser ou Jato de Tinta, utilizando as Folhas de Etiquetas da Marca Pimaco. O SysMarket não imprime diretamente em impressoras Zebras, Argox ou Outras, pois cada impressora usam comandos de impressão proprietários. Nesse caso há suporte para importação dos dados dos produtos para utilizar diretamente nos softwares das impressoras.

Para imprimir as etiquetas de colagem de forma simples basta acessar o programa de cadastro de Produtos F4 e clicar em uns dos botões localizados na aba princial inferior no lado direito. As etiquetas disponíveis são:

-Etiqueta Pequena - Imprime etiquetas do código de barra do produto em tamanho pequeno padrão Pimaco 6287.
-Etiqueta Média - Imprime etiquetas do código de barra do produto em tamanho pequeno padrão Pimaco 6080.
-Etiqueta Grande - Imprime etiquetas do código de barra do produto em tamanho pequeno padrão Pimaco A4262.

Outras Etiquetas também estão disponíveis no Menu Listagens F10 na aba Emissão de Etiquetas de Produtos. Nesta aba existem vários tipos de etiquetas disponíveis, todas elas somente podem ser impressas em impressora a Laser ou jato de Tinta. Basta escolher a finalidade, selecionar os produtos e Imprimir.

Preciso imprimir etiquetas dos produtos cadastrados em impressoras Zebra, Argox, Pimaco, Bematech ou Outras. Como Proceder?

    O sistema SysMarket não imprime direto em nenhuma impressora de etiquetas (Argox, Zebra, Pimaco, Bematech etc), dessa forma não adiantará tentar imprimir diretamente do SysMarket em sua impressora de etiquetas pois infelizmente a impressão não ficará de forma correta como planejado.

Cada impressora de etiquetas possui uma linguagem diferenciada (programação) para a montagem de layout e impressão de forma correta para cada formato de etiqueta, e por isso não trabalhamos com nenhuma impressora que tenha que efetuar programação especifica por equipamentos do fabricante. A final todos os dias são lançados novos modelos de equipamentos e formatos de etiquetas e cada cliente quer trabalhar com um formato de etiqueta personalizado, em seu layout e com um modelo de impressora diferente.

Para atender a esses clientes que queirem utilizar esses tipos de impressoras de etiquetas, foi desenvolvido uma rotina no menu Listagens F10 para exportar os dados dos produtos. Assim o SysMarket irá gerar um arquivo (Texto ou do Excel) com os dados dos produtos desejados e assim cada cliente poderá montar sua etiqueta de forma personalizada através do software do próprio fabricante da impressora. Esses softwares acompanham gratuitamente a impressora de etiqueta.

Para gerar esse arquivo basta seguir os passos abaixo:
- Clique no botão para acesso ao programa de Listagens F10
- Clique na Aba Emissão de Etiquetas de Produtos
- Selecione a opção do formato do arquivo de exportação: TXT ou Excel (Sempre de acordo com o formato reconhecido pelo software da impressora)
- Selecionar os campos que serão exportados no arquivo.
- Verifique o campo delimitador, Tab ou “;”
- Filtre os produtos desejados. Poderá ser montado um lista dos produtos que deseja exportar. Utilize os botões de Montagem de Lista de Produtos Simples ou Avançada.
- E por fim clique em Exportar os Produtos para Software de Etiquetas, o arquivo será gerado.
- Agora através do software do Fabricante da sua impressora de Etiquetas você poderá montar o tipo de etiqueta desejado, no formato e layout desejado.

Observação: Não conhecemos nem detemos informações ou detalhes técnicos do funcionamento dos softwares e programas de confecção de etiquetas que acompanham essas impressoras. Desta forma, em nenhuma hipótese forneceremos algum tipo de suporte em produtos e softwares de terceiros, em caso de dúvidas consulte o suporte do fabricante de sua impressora.


 6 - Contas

 

Como configurar o percentual de multa e o juros no SysMarket, para calcular os juros por dias de atraso de uma conta a receber ou parcela do crédiário do cliente?

    Para configurar o percentual de multa e o juros no SysMarket é simples, vá no cadastro de Conta Bancária, para isso acesse o menu Opções F11 em seguida clique no botão Contas Bancárias. Do lado esquerdo do cadastro, na barra lateral você irá encontrar o campo Percentual de Multa, Percentual de Juros e Valor da taxa de Boleto. Basta configurar os percentuais desejados, assim qualquer conta a receber ou parcela do crédiário do cliente em atraso será calculada automaticamente a multa e o juros com base no percentual definido.


 7 - Compras

 

Como Utilizar o Sistema de Importação Automático de Nota Fiscal Eletrônica.

    O sistema de importação dos dados das compras de produtos através de nota fiscal eletrônica é a maneira mais fácil de cadastrar seus produtos automaticamente. Mas para isso é necessário que se tenha o arquivo XML da empresa fornecedora na Nota Fiscal Eletrônica. O cadastramento poderá ser totalmente automático ou semi, neste caso para cada produto o SysMarket irá pedir para confirmar alguns dados e preços para venda dos produtos. Para cadastrar uma Nf-e abra o cadastro de compras, disponível somente nas licenças completas. Clique no botão Comprar F6 em Seguida clique no botão Importar NF-e. O sistema irá solicitar que você selecione o arquivo .XML da Nota fiscal eletrônica, em seguida, irá solicitar uma categoria para cadastramento dos produtos e o percentual de margem de lucro sobre o custo de compra. Caso deseja informar uma categoria diferente e um percetual diferente para cada produto basta acessar marcar a opção Exibir Cadastro Rápido dos Produtos da NF-e para Personalização. Agora basta clicar em Iniciar Cadastramento da Nota Fiscal Eletrônica e seguir as mensagens de aviso. Serão cadastrados automaticamente, o fornecedor, os produtos e as duplicatas, caso existam. No final será emitido um relatório que corresponderá a cópia da Danfe (NF-e) impressa, confira todos os dados. Assim que receber todos os produtos e desejar atualizar os produtos em estoque, clique em Alterar a Compra e marque a compra como entregue igual sim. Nesse momento o sistema irá atualizar o estique de venda ou de depósito com os produtos adquiridos na Nota Fiscal Eletrônica.


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